(Resolução) Unicamp - Língua Portuguesa e Literaturas - 2012

09:00              09.08        Aqui estou eu em mais uma manhã ensolarada tentando cumprir meus objetivos estabelecidos, bem eu realmente não sou incrível escrevendo e muito menos comentando provas, mais cumprirei o programa até amanhã com a parte de português e decido o que farei aqui próxima semana. Hoje trabalharei com a última prova da Unicamp, no caso a 2° fase que é a que tem provas especificas.. bem é isso (: Divirtam-se

Cortando, colando .. postando aqui a prova  
Link original: http://www.comvest.unicamp.br/vest2012/F2/provas/portmat.pdf


Questão
Alternativa a - A palavra "publico" é utilizada ora como substantivo , ora como abjetivo. 
Exemplo
Utilizada como substantivo:  Há noticias que são de interesse do público. 
Utilizada como adjetivo: Há noticias que são de interesse público.
No primeiro caso (como substantivo) a palavra público é utilizado para designar, nomear, no caso está nomeando o que? De quem é o interesse. No segundo caso (como adjetivo) ele é utilizado para caracterizar, no caso caracterizando o interesse.
Alternativa b - No primeiro diz sobre as noticias serem direito e dever do conhecimento da sociedade, é direito do publico ter aquela informação, independente das pessoas terem interesse ou não de ter aquela informação. No segundo diz respeito dos fatos que as pessoas procuram se informar por interesse pessoal referente a este determinado assunto. 

Questão
Alternativa a - Ela é caracterizada pelo fato de mencionar a utilização de pouco combustível no carro, ou seja dele ser econômico, além disso faz referência a saúde pelo fato de ele caminhar mais, ou seja, fazer um maior percurso, com menor quantidade de combustível. Sendo justificada a referência, por fazer uma analogia a organização mundial de saúde que recomenda a prática de exercícios físicos e a diminuição de consumo de bebidas alcoólicas.
Alternativa b -  Me organizando aqui

Questão
Alternativa a - Os termos miséria e pobreza do texto II se relacionam com o primeiro, respectivamente com pobreza estrema e pobreza absoluta, sendo a pobreza extrema a renda per capita de até 1/4 do salário mínimo,  que indica situação pior que a de pobreza absoluta que é de até 1/2 do salário mínimo. 
Alternativa b -  A charge faz ruma crítica a impossibilidade de estabelecer a diferença entre miséria e pobreza, ela é evidenciada por aspectos visuais tais como: uma favela com um esgoto a céu aberto que divide a divide em duas partes, porém se nenhum outro aspecto aparente em que possa distinguir a miséria e a pobreza. Além da fala dos personagens que evidencia esse aspecto.



Questão.
Alternativa a -  Ambas palavras são formadas a partir de uma derivação sufixal, acrescentando-se um vel (afixação de) e a deviração prefixal , ou seja , colocando-se no inicio in no radical. fica: in-presta-vel e in-vendá-vel. A justificativa é que pela definição a palavra inprestável é algo que não tem serventia, porém na utilização do jogador ele a utiliza com a função de dizer que é algo que não se empresta. Não podendo assim ser reconhecido pelos livros. 
Alternativa b - Ele faz referencia a criação da pérola da linguística e da zoologia, por ele não utilizar a palavra gramático para designar um profissional na gramática da língua, mais aribui o significado a aquele que "tem melhor rendimento nas corridas em pista de grama", na zoologia a referência vai a utilização dessas características referindo-se a um pato, por ele não ser o que representa melhor rendimento em corridas, sendo comumente atribuída essa característica a cavalos.

Questão
Alternativa a -  Transitivo - "Surfamos na internet"
Intransitivo - " Porque gostam de surfar" 
O uso necessariamente figurado aparece na ocorrência do verbo como transitivo, por indicar o fato de poder acessar várias páginas ao mesmo tempo, utilização de  hipertextos, podendo fazer assim uma analogia ao surf.
Alternativa b -