8. Soluções: maneiras de expressar concentrações; tipos de soluções; condutividade elétrica de soluções; solubilidade em água de sólidos, líquidos e gases; propriedades coligativas.

8. Soluções: maneiras de expressar concentrações; tipos de soluções; condutividade elétrica de soluções; solubilidade em água de sólidos, líquidos e gases; propriedades coligativas.




17:05 12.07 Hoje em alemão heute começaremos a falar sobre soluções, que é algo muito corriqueiro no nosso dia-dia a qual é imprescindível que tenhamos conhecimento.




Acredito que antes de começarmos a falar propriamente dito de soluções teremos que pensar em misturas , as misturas podem ser basicamente definidas a partir de como ela é vista, quantas fases tem, ou seja, o aspecto mais bem visual (em alguns casos só perceptíveis com microscópio).


Homogenias: Apresentam apenas uma fase
Heterogenia: Apresentam mais de uma fase, ou seja, duas ou mais fases distintas



Coeitualmente:
Solução é uma mistura homogênea entre duas ou mais substâncias. O processo utilizado para obter essa mistura é chamada de dissolução.
Dispersão são sistemas nos quais uma substância está disseminada, sob a forma de pequenas partículas, em uma segunda substância, elas são classificadas a partir do diâmetro das suas partículas, como soluções verdadeiras, colóides e suspensões.




Dispersão
Diâmetro médio
Soluções Verdadeiras
Entre 0 e 1nm
Colóides
Entre 1 e 1.000nm
Suspensões
Acima de 1.000nm

Obs. 1nm (nanômetro) = 1.10-9m

As soluções são formadas por moléculas e íons comuns, podendo envolver sólidos, líquidos e gasosos, e também podem ocorrer nos três estados da matéria,


As soluções são formadas por solventes e solutos.


Soluções = Solventes + Solutos



Soluto – substância que será dissolvida.
Solvente – substância que dissolve.



Classificação das Soluções

Podemos classificar as solucoes a partir de determinados parametros

Quanto a prporcao entre soluto e o solvente:

A saturação é uma propriedade das soluções que indica a capacidade das mesmas em suportar quantidades crescentes de solutos, mantendo-se homogêneas. Uma solução é dita insaturada se ainda tem capacidade de diluir soluto, sem precipitar excessos. A solução saturada é aquela em que o soluto chegou à quantidade máxima: qualquer adição de soluto vai ser precipitada, não-dissolvida

Solução saturada
Quando o soluto se encontra na quantidade máxima que o solvente pode diluir.
Solução diluída ou insaturada (não saturada)
Quando a quantidade de soluto usado não atinge o limite de solubilidade, ou seja, a quantidade adicionada é inferior ao coeficiente de solubilidade.
Solução saturada
Quando o solvente (ou dispersante) já dissolveu toda a quantidade possível de soluto (ou disperso), e toda a quantidade agora adicionada não será dissolvida e ficará no fundo do recipiente.
Solução supersaturada
Acontece quando o solvente e soluto estão em uma temperatura em que seu coeficiente de solubilidade (solvente) é maior, e depois a solução é resfriada ou aquecida, de modo a reduzir o coeficiente de solubilidade. Quando isso é feito de modo cuidadoso, o soluto permanece dissolvido, mas a solução se torna extremamente instável. Qualquer vibração faz precipitar a quantidade de soluto em excesso dissolvida.

Solubilidade (ou coeficiente de solubilidade) de uma substancia A num solvente B e a "quantidade" de A que, a uma dada temperatura, satura uma"quantidade" padrao do solvente B.

Quanto a condutividade eletrica

Solucoes moleculares ou nao-eletroliticas sao aquelas cujas particulas dispersas saosomente moleculas. Por isso, nao conduzem corrente eletrica. E o caso da sacarose em agua.
Solucoes ionicas ou eletroliticas sao aquelas cujas particulas dispersas sao ions e moleculas ou somente ions. Por isso, conduzem a corrente eletrica. E o caso das solucoes aquosas de acidos, bases e sais.


CONCENTRACAO DE SOLUCOES

E qualquer maneira de indicar a proporcao entre as "quantidades" de soluto e de solucao (ou de solvente)

Concentracao = quantidade de soluto/quantidade de solucao ou solvene

De acorco com resolucao da IUPAC, a quantidade de materia deve ser expressa obrigatoriamente em mols. Na expressao de concentracao acima, as quantidades de soluto, solvente e solucao podem ser expressas nao so em mols como tambem em massa e em volume.


Veremos a seguir as formas de expressar concentracoes:

CONCENTRACAO (C) EM MASSA/MASSA (muits vezes chamados de titulo)

C = massa do soluto/ massa de solucao

Esse tipo de concentracao e normalmente expresso em porcentagem de soluto.

massa de soluto/massa de solucao . 100 = % em massa de soluto