7. Movimentos periódicos. Movimento harmônico simples. Superposição de movimentos harmônicos simples de mesma direção e de direções perpendiculares.



Frase do dia

Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo
Ayrton Senna

09:59 . 29.06 - Fim de mês chegando e estamos completando nossa primeira semana, essa semana pra mim acabou tornando-se bastante gratificante por estar transformando essa vontade de criar esse bloog em realidade, porém foi um pouco complicado por estar com o tempo já um tanto fragmentado para conseguir fazer minhas ocupações diárias (como a minha própria resolução de conteúdos e estudo diário), Precisando seriamente evoluir o nível dos posts. Seja como for espero que divirtam-se e hoje começaremos tratando de Movimentos Periódicos.


Para começar,
devemos ter uma noção do que são movimentos periódicos, esse conceito é bastante intuitivo pois quando pensamos na palavra PERIÓDICA, me remete pelo menos a uma certa periodicidade, ou seja, são movimentos que se repetem em intervalos de tempos regulares e sucessivos. Quando associamos a física o mais famoso é o movimento de rotação da Terra em torno no seu eixo - que como acredito que todos saibamos - ele faz o movimento de rotação em torno de si próprio em um período de 24 horas, daí após esse período está novamente na mesma posição inicial, daí ele volta a fazer o mesmo movimento .. e assim continua formando um movimento periódico.

Movimento periódico é todo aquele que se repete identicamente em intervalos de tempo iguais. O intervalo de tempo correspondente a um movimento completo é o período do movimento e o número de movimentos completos realizados em um unidade de tempo é a freqüência. O movimento circular e uniforme (MCU) é um movimento periódico, o mesmo vale para o movimento pendular. Por sinal, o movimento do pêndulo pode ser aproveitado para fornecer a cadência certa para um relógio.

HABILIDADES ESPECIAIS:
Quando pensamos no movimento periódico, é necessário que saibamos quanto tempo demora para que ele comece novamente o movimento, ou seja o intervalo decorrido entre a repetição do movimento. Este intervalo é conhecido como PERÍODO

DEFINIÇÃO
Período:
É medida do tempo de repetição de um evento na física.

Designamos o período pela letra T. O período associado ao movimento de rotação da Terra é 24 hs. O período do movimento de translação da Terra é de um ano.

Definimos a freqüência do movimento periódico como o inverso do período. Isto é

Por essa definição pode-se ver que a freqüência determina o número de vezes que o movimento se repete, por unidade de tempo.

Para começar o nosso estudo, vamos pensar o seguinte: um sistema massa mola, como descrito abaixo


O Xo = 0, é a posição de equilíbrio do sistema, quando pensamos em equilibrio é aquela em que ela ficaria normalmente (sem ser puxada, nem "apertada"). Quando a massa m (o "m" é só para representar a massa do objeto que no caso é a caixa) é deslocada de sua origem (estendendo a mola) até a posição x = A, uma força restauradora tende a levar à massa a posição original, sendo esta força uma função somente da deformação causada na mola.