3. Misturas heterogenias, coloides e soluções: conceitos e criterios de identificacao; metodos de separacao de fases e dos componentes. Pureza

Frase do Dia


Sabedoria e a prontidao da mente. Não é algo que se aprende, e algo que emerge da propria conciencia. A questao e, pois, estar pronto para observar as coisas e estar pronto para pensar.(nao sei de quem e, foi retirada de um quadro japones)


09:17 , 27.06, o dia esta chuvoso e as espectativas estao a mil, infelizmente por mais que eu esteja adorando escrever aqui, nao posso passar o dia todo escrevendo.. ate porque ainda nao consegui levar meus textos a um nivel tao bom quanto pretendo que eles cheguem. O estudo e como um jogo, voce nao pode enfrentar o chefao se nao sabe ainda como utilizar sua arma,ou se nao sabe ao menos quais teclas te fazem correr, e a vida e os estudos sao simples assim. Hoje vou lhes contar um segredo: A ideia de que algo e dificil, para mim foi uma condicao criada para poder diferenciar pessoas, criar um tipo de categoria, classe. Nao que ela e realmente dificil, mais e o que lhes e conveniente acreditar, Pense o seguinte:

EXEMPLO 1: Voce a alguns anos aprendendo a contar, a somar, a subtrair..
Pergunta 1: Hoje voce sente as mesma dificuldades?
Pergunta 2: Se sua resposta foi negativa a segunda, porque tu acha que isso aconteceu?

Vou lhes contar o seguinte, nao existe nada que seja dificil, existe aquilo que nao temos digamos tanta intimidade anda, nos jogos e assim, como tu treina seus dedos pra ir tao rapido e tao certo sem nem tentar, treinando, pensando.. e assim como te digo isso, te digo o seguinte, existem formas de facilitar sua ida, ate essa tao sonhada intimidade. E como te disse isso, te escrevo mais uma coisa: Tu tem que comecar a gostar, nao porque eu te digo mais porque e legal mesmo e meu objetivo agora e facilitar sua vida trazendo um metodo que aposto que grandes mestres me matariam se lissem mais que pra mim resultou no estudo de quimica. paremos de falar monte de coisas (que ninguem vai ler mesmo, rs) e mao a obra. O nosso passo do dia comeca em:..


MISTURAS

Aqui eu vou comecar com meu metodo de compreencao, se tu nao estiver com vontade de ler isso, para de ler e vai pra parte mais tecnica da coisa. (: HABILIDADEs ESPECIAIS: escrevi anteriormente que os atmos forma descobertos, bla, bla, bla e que eles formavam tudo, ou seja, toda materia e formada por inumeras particulas denominadas atomos - agora pensemos o seguinte: Uma particula minuscula e um atomo (nao e qualquer particula minuscula, aah voces entenderam) imaginem agora cada atomo como um ser, podendo ter cada um uma etnia no caso seriam atomos iguais, ou podiam ter etnias diferentes.. nao serem irmaozinhos gemios. E agora eu vos pergunto


PERGUNTA 1: Se eu sou exatamente igual a voce, e a outro e a outro, nos juntando todos - ja que agora somos atomos - formaremos algo diferente ou formaremos um super nos grandao?
- Segura a resposta ai e vamos ao conteudo tecnico
comentarios uteis/inuteis ficarao assim destacados. Comecemos:


Classificacao da materia

Substancias

Um conjunto de atomos com as mesmas propriedades quimicas constitui um elmento quimico, e cada substancia e caracterizada por uma proporcao constante desses elementos.
Nessa defincao temos os seguintes termos: Elemento quimico e substancia. voltemos ao pensamento dos atmos, se eles se juntam eles ja nao sao mais uma coisinha minuscula, quais sao as posssibilidades deles de juntar-sem? Acredito que esse conhecimento primeiro deve ser relacionado a molecula: A molecula e o seguinte, uma molecula e formada ou por atomos iguais - eles sendo iguais, a molecula tem que ter a mesma caracteristica dos atomos, pois eles nao sao diferentes entre si - pensa na tista, se tu juntar tinta azul, com mais tinta azul.. o que voce vai ter e uma quantidade maior de tinta azul junta, nao tem como tu tirar o verde do nada, entendeu? -, e tambem podemos ter a uniao de atomos diferentes que lhe darao caracteristicas diferentes pois como um tem um jeitinho de ser e o outro tem outro jeitinho a juncao deles dois nao pode ser so de um ou de outro. porem os atomos sao exigentes e eles so formam a molecula em quantidades pre estabelecidas, que vou trabalhar direitinho em outro post, o que voces precisam entender no momento e isso. eles podem ser simples, todo mundo igual, ou todo mundo junto.- isso tratando-se das moleculas - Agora temos varias moleculas. As substancias sao a juncao dessas moleculas.

Pergunta 1: Que tipo de substancias podemos ter?
Pergunta 2: Uma substancia pura e formada por moleculas iguais, se temos uma substancia pura, formada por atomos ou moleculas iguais, a substancia apresenta propriedades fisicas e quimicas proprias?


A classificacao da substancia e feita a partir da sua composicao.

Substancia Pura

Tipo de materia formada por unidades quimicas iguais, sejam atomos, sejam moleculas, e por esse motivo apresentando propriedades quimicas e fisicas proprias. As substancias puras podem ser classificadas como simples e compostas.

Substancias DSimples

Formada por um ou mais atomos de um mesmo elemento quimico e classificada como substancia pura simples ou, simplismente, substancia simples.

Substancias compostas

QWuando as moleculas de determinada substancia sao formadas por dois ou mais elementos quimicos, ela e classificada como substancia pura composta ou, simplismente, substancia composta.


SEPARACAO DE MISTURAS

Decantacao
A decantaco permite-nos separar as particulas de um solido dispersas em um liquido.
Para separar um solido de um liquido,por exemplo, areia em agua, deixa-se repousar a mistura durante algum tempo para que se deposite o solido, e depois se transfere com cuidado o liquido para outro recipiente. Esse processo permite fazer uma separacao grosseira, pois as particulas menores do solido podem ficar ainda em suspensao no liquido.

Para acelerar a decantacao, usam-se as cetrifugas. A centrifugacao permite separar misturas heterogeneas de solidos e liquidos ou de liquidos e liquidos.
Numa centrifuga, a mistura e colocada num tubo que vai rodar a grande velocidade, fazendo com que as particulas mais pesadas se depositem no fundo do tubo. A seguir, separa-se cuidadosamente aa mistura.

Para se separa liquidos imisciveis, como no caso da separacao da agua do azeite, podemos usar a decantacao em funil. Para isso, coloca-se a mistura num funil de decantacao e adeixa-se repousa-la. As fases separam-se espontaneamente; logo apos, abre-se a torneira, e recolhe-se o liquido mais denso (agua); e, em outro recipiente, recolhe0se o liquido menos denso (azeite)



Filtracao
A Filtracao permite separar misturas de solido e liquido ou de gases com particulas solidas em suspensao. Passa-se a mistura por um materia poroso, como papel de filtro, porcelana etcm que deixa passar a parte liquida ou a gasosa e retem as particulas solidas

Destilacao simples
A destilacao simples eo metodo mais usado na separacao e purificacao de liquidos e se baseia na temperatura de ebulicao dos componentes. Pode ser usada para separar substancias volateis de substancias nao volateis e tambem dois ou mais liquidos, desde que eles nao tenham pontos de ebulicao muito proximos.
O metodo pode tambem ser empregado quando queremos separar um liquido do solido e aproveitar ambos,,
A destilacao simples consiste na vaporizacao do liquido seguida da condensacao do vapor. No balao coloca-se a mistura, ela entao, e aquecida e, ao entrar em ebulicao, os vapores se difundem e passam para o condesador. Ao encontrar as paredes do condensador resfriadas, condensam-se (passam para o estado liquido) e escoam para o bequer. Os componentes menos volateis ficarao no balao.