(Resolução) 1° Vestibular UFOP 2005


Bom dia, 13:32   08.07, estava procurando por provas anteriores de qualquer que fosse o vestibular e encontrei uma prova da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) acho que é essa a descrição, pensei: Vou resolver essa hoje aqui no bloog,  farei no mesmo esquema das anteriores, colocarei um print da questão e depois dou a resposta assim como meu comentário, como cheguei e blá, blá, blá .
Link AQUI 




Questão. Alternativa B , na primeira alternativa está errado pois ele diz que I membros são isótopos, o que é mentira. 
ISOTOPOS: Isótopos são átomos de um elemento químico cujos núcleos têm o mesmo número atômico, ou seja, os isótopos de um certo elemento contêm o mesmo número de prótons designado por "Z", mas que contém diferentes números de massas atómicas, designadas por "A". Ou seja: tem o mesmo número atômico, porém diferente quantidade de nêutrons diferente massa..
o I são elementos diferentes, tem diferentes números atômicos., a B está correta pois somando os íons aos elétrons do elemento basicamente, eles ficam com a mesma quantidade,
o C está errada pois, o III, não é isóbara

ISÓBARA: basicamente: São átomos de diferentes elementos (de números atômicos diferentes), mas que apresentam o mesmo número de massa.
ele tem diferente número de massa. 3 é diferente de 1.
a D está errada pois, em IV eles não apresentam o mesmo número de nêutrons, sabemos disso pois a massa é igual aos nêutrons + prótons, o número de baixo é o número atômico que são os prótons, subtraindo um do outro o Si fica com 16 nêutros, e o P fica com 15, logo se anula a alternativa.

Questão: Alternativa D
Na alternativa A diz que o V é maior que o II, vemos que é incorreto pois a ordem de grandeza mostra que o II é maior.
Na Alternativa B está errada pois também conhecendo a regra, vemos que a densidade cresce das extremidades pro centro logo III tem maior densidade que IV
Na Alternativa C também é necessario um conhecimento prévio de como funciona o potencial de ionização verificando-se na tabela periódica. observem abaixo, logo fica evidente que o V é o que tem maior potencial.

A única correta é D, o que se evidencia em:

____________________________________________________________



Questão . Alternativa D.  Prestar atenção no INCORRETO, passei tempão procurando o erro da alternativa A, até que reli e vi que tava pedindo a questão incorreta.

Na alternativa A é verdadeiro pois
Em geral, o ponto de ebulição aumenta como aumento da massa molecular, devido ao aumento das forças de dispersão. 
Alternativa B verdadeiro pois: Se você observar na tabela periódica e relacionar com os elementos mostrados vai perceber que a temperatura vai crescendo "de cima pra baixo" em relação a esses elementos, os elementos são dispostos em ordem na tabela, logo os dos grupos de baixo tem mais elétrons, pois tem mais camadas.. 


Alternativa C verdadeiro pois: Me parece bastante óbvil é mais fácil ser atraído se tem mais elétrons;

como buscamos a INCORRETA a vencedora é a Alternativa D com o brilhantismo dos "único que não apresenta ligações de hidrogênio é o HF"


Questão Alternativa A



Questão Alternativa C
Questão Alternativa A

Questão Alternativa B




Questão Alternativa C





quem estiver vendo por agora, irei postar a resolução direitinho - só tive um problema com o tempo , mais sem falta irá.