9. Termologia: temperatura. Graduação de termômetros. Escalas termométricas. Princípio zero da termodinâmica. Dilatação de sólidos e líquidos.

Boa noite estamos em exatamente 00:00 , 02.07 e eu podia estar dormindo, comendo, matando, bebendo.. em uma plena madrugada domingo-feriado (independência da Bahia)_ seja como for estou aqui adorando perder a noite e o pior de tudo não é irônia, rs.. sei como estão ansiosos e ai morrendo de vontade para que eu coloque logo essa postagem - estou começando a me convencer de que realmente alguem se importa - chega a ser engraçado isso - porém eu acredito que independente esse blog vai acabar ajudando a alguem e é isso que eu quero alcançar. Vamos entrar em um conteúdo que eu particularmente gostei a primeira vista.Termologia , então sem mais delongas, vós apresento: TERMOLOGIA
importâncias, importâncias, sentimentos a parte estamos entrando em um tema QUENTE - HOT - CALIENTE como queiram ou prefiram chamar, acho que deveria parar seriamente com isso, porém devem me respeitar e entender que o horário permite tais atrocidades, rs.. Acredito que muitos, se não todos quando leram TERMOLOGIA logo associaram a ao menos TERMÔMETRO, TEMPERATURA .. qualquer coisa dessas que pelo menos te dá um rumo em que está se metendo..

Deixando super clássico e um pouco mais organizado do que anteriormente -Termologia é o ramo da física que estuda o calor - simples não? Logo os fenômenos são observados sobre dois pontos de vistas distintos o macroscópico (temperatura, energia..) e microscópico (velocidade, átomos, moléculas)

LEI ZERO DA TERMODINÂMICA
Uma das noções importantes que devemos ter é a da Lei Zero que é essencialmente, uma definição microscópica de temperatura, ou seja, da parte menor.. mais profunda.

Reeducação do dia: Embora seja de uso corrente a noção de quente ou frio, pelo contato com a pele, ela pode levar a avaliações erradas de temperatura. É bem conhecido o exemplo de que a mesma água pode parecer mais fria ou mais quente ao contato da mão, quando, anteriormente, a mão foi mergulhada em água gelada ou água quente, respectivamente. De qualquer forma, é da observação cotidiana de que corpos quentes e frios, postos em contato, produzem, no fim de algum tempo, a mesma sensação, que se chega ao conceito de temperatura. Está claro que, dependendo da superfície do corpo (metálica, porosa, etc.), essa sensação pode ser falha.
Aprendizado Obtido (ou que deveria ter sido): Segundo a citação percebemos o que?
Percebemos que a noção de quente, frio .. podem estar equivocadas, pois o referência que no exemplo foi a mão é incerto.. se sua mão já tivesse estado mergulhada na água fria a sensação seria diferente, assim como se sua mão fosse feita de borracha a transmissão seria um pouco mais complicada. compreendes?

Levando-se em conta as observações anteriores, a Lei Zero assim postula:
Se A e B são dois corpos em equilíbrio térmico com um terceiro corpo C, então A e B estão em equilíbrio térmico um com o outro, mas, formalmente, existe uma grandeza escalar, a temperatura, que é uma propriedade de todos os sistemas em equilíbrio termodinâmico; essa grandeza é tal que a condição necessária e suficiente para que haja equilíbrio térmico entre vários sistemas é que a temperatura desses sistemas seja a mesma.


É de grande importância experimental, pois permite construír instrumentos que meçam a temperatura de um sistema, mas não o é tanto para a própria estrutura da teoria termodinâmica.

Porém além de conhecer as Leis propriamente ditas, devemos ter algumas HABILIDADES ESPECIAIS,
Pergunta 1 do Dia: A termologia estuda o calor, ok?
Consta,
Pergunta 2 do Dia: Se a resposta da questão anterior é verdadeira, ele tem que estudar as manifestações de energia e de que forma elas podem aquecer, resfriar .. blá, blá.. e até a mudança de estados físicos, quando ela perde ou recebe calor, ok?
Consta,
Pergunta 3 do Dia: e o que é calor?
Vamos começar essa explicação com o conceito de uma das coisas que advém o nosso conteúdo, a TEMPERATURA
Conceito: Temperatura é uma grandeza física que mensura a energia cinética média de cada grau de liberdade de cada uma das partículas de um sistema em equilíbrio térmico Em sistemas constituídos apenas por partículas idênticas essa definição associa-se diretamente à medida da energia cinética média por partícula do sistema em equilíbrio térmico.


Melhorando isso: A temperatura mensura, ou seja, dá uma dimensão, quantifica o grau de energia cinética .. e o que é enegia cinética (relembrando), energia cinética é a energia relacionada ao movimento, ou seja, novamente ela quantifica a movimentação das moléculas, e isso nos lembra o que? Em outro post, falamos sobre os estados físicos da matéria, também já conversamos sobre a fluidez, dentre outras tantas coisas, agora quando pensarmos em temperatura pensamos: O que quer dizer que um certo objeto, ou situação ou algo tem baixa temperatura? quer dizer que tem menos grau de agitação das moléculas, que tem menos energia cinética - pensa nisso como estar com frio - tu tá com frio quer ficar agarradinho, quietinho, e não por ai correndo como se tivesse se queimando com calor .. - tosco, tosco, não repete isso pros professores, rs -


Ficheiro:Translational motion.gif

A temperatura é um parâmetro físico, vulgarmente relacionada a quente e frio, relaciona-se diretamente com a lei zero da termodinâmica e com o conceito do equilíbrio térmico.


A energia termica pode transferir-se de um corpo para outro quando entre eles houver uma diferenca de tempera-tura. A energia termica em transito e denominada calor.
Pelo SI: Joule (J)

1 caloria = 4,186 Joules

Continuando TEMPERATURA

Vimos que a temperatura pode ser considerada como o grau de agitacao das moleculas, dessa forma , supondo nao haver mudanca de fase, quando o corpo recebe energia termica , suas moleculas passam a se agitar mais intensamente: A temperatura aumenta. Ao perder energia, suas moleculas se agitam com menos intensidade: a temperatura diminui.

A transferencia de calor entre dois corpos pode ser explicada atraves da diferenca entre as suas temperaturas. Assim, se dois corpos a temperaturas diferentes forem colocados em contato, as moleculas lentas do corpo frio aumentam sua velocidade eas moleculas rapidas do corpo quente diminuirao ate que alcance o equilibrio termico. Em outras palavras houve uma passagem de energia termica.


T_{(\circ C)} = \frac{5 ^\circ C}{9 ^\circ F} \left({T_{(F)} - 32 ^\circ F}\right)



 T_{(F)} = \frac{9 ^\circ F}{5 ^\circ C}{T_{(C)} + 32 ^\circ F}.

Vou postar algo aqui que aprendi e acho que é útil na resolução de questões envolvendo termômetros, escalas termométricas e tal..


repara só o desenho acima (melhorando, uai), acontece o seguinte existe uma relação, sabemos que existe uma relação entre os valores, ou seja, que quando temos 100°C isso equivale a 212°F (sendo este o ponto de ebulição da água), assim como a relação entre o 0°C e a 32°F, para encontrarmos determinado valor , teremos que fazer o seguinte: subtrair o tracejado maior de ambos os lados, formando uma divisão entre, e de forma análoga (X - 0) / (Y - 32) ficando o seguinte:

(100 - 0)/ (212 - 32) = (X -0)/(Y - 32)
você tendo o valor de X ou de Y, é fácil encontrar o valor equivalente,
o mais legal disso, é que se você tiver duas temperaturas que sejam equivalentes, você pode utilizar essa forma de fazer e encontrar bem mais facilmente os valores.

Reações: