4. Elementos quimicos; simbolos, propriedades e classificacao periodica


A conversacao enriquece a compreensao, mas a solidao e a escola de genios- Edward Gibbon .

Agora iremos voltar um pouco na historia, soa 13:20 24.06 e eu ainda nao fui almocar.. seja como for, lembro que esse foi um dos primeiros conteudos que estudei no meu ensino medio consequentemente foi um dos meus primeiros contatos com a quimica como conteudo, ate porque todos nos ja tivemos contato com a quimica antes, porem nao necessariamente precisamos conhecer, entender algo, para poder ver e ter acesso a seus beneficios, naquela epoca eu nao gostava muito da quimica, hoje em dia estudo ela todo dia, nao porque me apaixonei mais porque tenho um gosto estranho por dominar aquilo que mais tenho dificuldade e consequentemente o que mais temos dificuldade e o que menos gostamos, o que gastamos menos horas de prazer para melhoras Seja como for e interessante pensar que alguns grandes estudiosos, que farei referencia ao longo desse tempo teve a dedicacao e o que podemos chamar de sper sacadas geniosas para descobrir a parte microscopica da coisa. e um dos tem,as de hoje sera: Periodicidade quimica divirtam-se !


Voltemos agora a 1829, o quimico alemao Dobereiner notou que elementos quiicos semelhantes podiam ser reunidos em gruposb de tres - denominados triades - observou tambem qye o peso atomico de um dos elementos da triado era aproximadamente a media dos outros dois. Surigi assim a lei chamada lei das triades:

" Os elementos quimicos semelhantes formam grupos de tres onde o peso atomico de
m deles e aproxim,adamente a media aritmetica dos pesos atomicos dos outros dois"



Em 1863, Chancorts, observou que dispondo os elementos quimicos de acordo com a ordem crescente de seus pesos atomicos ( na epoca nao havia ainda nocao de numeros atomicos) numa espiral de 45 graus tracada nas paredes de um cilindro, os elementos quimicos semelhantes ficavam reunidos numas mesma geratriz do cilindro. A classificacao foi chamada parafuso telurico e so funcionava bem ate o calcio (Ca) que possuia peso atomico 40

Distribuicao eletronica

A eletronica e constituida por diferentes niveis de energia, que tambem sao chamados de camadas eletronicas, sendo representadas da seguinte forma:

K = primeira camada
L = sgunda camada
M = terceira camada
N = quarta camada
O = quinta camada
P = sexta camada
Q = setima camda

Em cada nivel de energia (camda) existem subniveis de energia que sao representadas pelas letras s, p, d e f estes subniveis apresentam energias diferentes.
s= 2 eletrons
p= 6eletrons
d = 10 eletrons
f = 14 eletrons